sexta-feira, 14 de maio de 2010

Bem vinda sejas, irmã minha, a morte!

Ao falar desse tema logo me recordo das belíssimas palavras desse querido Santo de nossa Igreja São Francisco de Assis. Estando Francisco em seu leito de morte com seus irmãos fraternos e mais o médico que o assistia, lhes disse: “Bem vinda sejas, irmã minha, a morte! Enquanto os irmãos choravam Francisco ainda disse ao médico: “Para mim a morte, é a porta para a vida uma vez que ela é a condição para viver eternamente”. Para esse grande Santo que viveu profundamente os mistérios de Cristo em sua vida a morte antes de ser um dragão voraz que aniquila a vida era a forma de alcançar a vida em sua plenitude uma vez que estar com o Senhor portador da vida é alcançar a vida eterna (cf. Fl 1, 21-23; 2Tm 2,11).

A morte é uma realidade absoluta em nossa vida da qual homem algum pode escapar, apesar de tentarmos inutilmente esquivarmos de tal realidade. A morte não é tão somente uma mensageira de fatalidade, repelente ou intrusa, mas como São Francisco dizia é uma criatura também nascida de Deus (cf. Jo 12,24; Rm 5,19-21). A palavra final de Deus não foi à morte, mas muito pelo contrário foi a vida, vida essa que alcança sua plenitude em Cristo Jesus porque o homem não é um ser-para-a-morte, mas um ser-para-a-vida, sendo que essa dimensão somente pode ser reconhecida em Cristo uma vez que nos conscientizamos que a nossa verdadeira morada é ao lado do Senhor como cidadãos do céu que somos (cf. Jo 14, 2-3).

“Hoje vemos como por um espelho, confusamente, mas então veremos face a face”. (1Cor 13,12).

Paz e bem,
Marcelo Parizotto

3 comentários:

  1. Com diz uma canção do Typ Vox e gravada pelo Pe Fábio de Melo: "Viver para mim é Cristo e morrer pra mim é ganho" e de fato isto é uma verdade, pois se não buscar viver a Cristo aqui em vida terrena, como viveremos contemplando ao Rei dos Reis face a face durante td eternidade!? Q saibamos e aprendamos a viver com a irmã morte, pois é ela q nos liberta para a verdadeira vida. Interceda por nós Creuza e q um dia adoremos ao Senhor novamente...

    ResponderExcluir
  2. Hoje não entendemos os designos de Deus, porem somos de Deus e vamos voltar a Deus. Nossa certeza é que a morte é a porta que temos pra encontrar o nosso criador. Nossa certeza que temos outra pessoa intercedendo por nós. Como diz o Pe. Marcelo "Saudade sim, tristeza não".

    ResponderExcluir
  3. “Para mim a morte, é a porta para a vida uma vez que ela é a condição para viver eternamente”.
    Pra quem é realmente cristão sabe que esta porta teremos que atrevessar que a principio é doloroza mas que depois ha tanta gloria. Se em vida a Deus nos rendermos. Amem! Que assim seja irmãos... Teremos muitas saudades de nossa irmã Creusa enquanto estivermos vivos, pois o nosso humano não nos permiti vermos alem e queremos ficar aqui (o que para muitos é mais atraente) outros porem quer ir para o ceu como em um passe de magica sem passar por esta porta, "eu quero é logo encontrar com meu Amado."

    ResponderExcluir